sexta-feira, 24 de julho de 2009

NÃO JOGUE PALAVRAS AO VENTO

Certo dia uma senhora ia passando pela rua quando viu, através da janela, uma cena terrível: o seu pastor estava correndo atrás da esposa com uma vassoura levantada. Escutava o seu grito e a via correndo pra tentar escapar. Indignada, contou isso a várias pessoas e em pouco tempo toda a cidade sabia do acontecido.A liderança da Igreja, diante do fato, reuniu-se e tomou a decisão de desligar o pastor do seu Ministério. Ele aceitou a decisão sem argumentar, apenas pediu pra fazer um culto de despedida no Domingo próximo. No dia marcado, depois da mensagem, o pastor convidou sua esposa que fosse até a plataforma e explicasse ao público por que ele estava sendo despedido.Ela então explicou: "Meu marido está sendo desligado da Igreja por ter me espancado. Mas o que realmente aconteceu foi que num dia, quando eu fazia a faxina da casa, apareceu um ratinho, que começou correr pelo cômodo. Eu, como tenho medo de rato, comecei a gritar e correr. Meu marido vendo isto, apanhou uma vassoura e começou a correr atrás do rato para o matar. Foi por isso que meu marido foi despedido da Igreja e estamos indo embora para outra cidade. Mas gostaria que a pessoa que espalhou a falsa notícia sobre meu espancamento viesse até aqui, pois estamos prontos a perdoá-la pelo engano cometido."Todos os presentes sabiam quem havia espalhado aquela notícia, por isso aquela senhora não teve outro jeito, senão ir até lá e pedir perdão. Então o pastor disse a ela: "Eu te perdôo, mas a irmã terá que cumprir um pedido que vou fazer, tudo bem? Ela respondeu afirmativamente. O pastor então deu-lhe a seguinte incumbência: "Você apanhe um travesseiro de penas, vá até o alto do morro num dia de vento forte, e solte todas as penas no ar. No dia seguinte volte e recolha todas as penas sem perder nenhuma e recomponha o travesseiro para ele ficar do jeito que era antes". A senhora respondeu: "Ah, pastor, isto é impossível! Depois que o vento espalhar as penas eu não conseguirei mais ajuntá-las". O pastor então disse: "Pois foi exatamente isto o que a senhora fez com minha vida! Depois que você espalhou aquela falsa notícia, eu nunca mais terei o mesmo conceito com as pessoas desta cidade e por isso estou indo embora pra sempre...”


(extraído do site http://www.ejesus.com.br/)

sexta-feira, 17 de julho de 2009

quinta-feira, 9 de julho de 2009

QUE NOSSOS OLHOS SE ABRAM


Nos dias atuais estamos cercados por guerras que são travadas, muitas vezes, senão em todas elas, por motivos banais de poder ou riquezas. Porém, existe uma batalha que é mais real que qualquer outra e foi iniciada há milhares de anos. Esta guerra está fundamentada, como qualquer outra, no poder; não o poder terreno, mas, sim, o poder nos céus, o poder espiritual.
Satanás desejou ter o trono de Deus e por isso ele foi banido dos céus junto dos seus milhares de demônios. Mesmo sabendo da derrota certa na guerra, ele trava inúmeras batalhas contra os filhos de Deus para que muitos deles sejam jogados por terra junto a ele. É nesse momento que as pessoas precisam que seus olhos espirituais estejam completamente abertos.
Desde o momento em que acordamos até a hora de deitarmos somos provados por satanás. Ele prepara ciladas para que os filhos de Deus fraquejem no propósito que o Senhor tem para eles. Pois está escrito que satanás será solto da sua prisão, e sairá a enganar as nações que estão sobre os quatro cantos da terra, Gogue e Magogue, cujo número é como a areia do mar, para as ajuntar em batalha (Apocalipse 20.7-8).
Essa batalha já começou e está sendo travada no dia-a-dia. Ao responder mal, ao negarmos a realidade e a veracidade dos fatos, podemos estar contribuindo mesmo que de forma inconsciente para as forças satânicas. Nem sempre fazemos parte do exército do diabo de forma voluntária. Ele é astuto e tem experiência em ludibriar as pessoas, por isso é necessário que nossos olhos espirituais estejam bem abertos.
Como abrir nossos olhos? É simples. Está escrito na Palavra do Senhor no livro de Provérbios 4, verso 5: Adquire sabedoria, adquire inteligência, e não te esqueças nem te apartes das palavras da minha boca. (Provérbios 4 : 5) Se fizermos isso estaremos sempre atentos às ciladas de satanás, pois tudo que foge da Palavra de Deus não pode proceder de Deus; portanto, se não procede de Deus, é do maligno.
Precisamos estar atentos à batalha que é travado ao nosso reder, pois satanás está esperando o momento certo para dar o bote como uma cobra que fica tempos e tempos aguardando sua vítima.
Preparem-se com os olhos bem abertos para a batalha, mas sempre certos de que temos a vitória que foi conquistada por nosso general e salvador JESUS CRISTO!

E QUANDO EU PECO?

Na vida tudo depende da postura que assumimos. Podemos assumir a postura de coitadinhos ou de vencedores e, infelizmente, assumimos a postura dos coitadinhos. Há muito tempo ouço uma frase muito verdadeira: A vida é uma escolha.Em tudo escolhemos. Escolhemos a comida, a bebida, as pessoas com quem andamos, o corte de cabelo, o esmalte para as unhas, etc... mas escolhemos, principalmente, como nos comportar nas mais variadas situações que a vida coloca à nossa frente. É nessa última escolha que podemos errar mais ou acertar mais.Como a vida é escolha, podemos optar entre o errar e o acertar e trazendo para o lado espiritual, podemos escolher entre o pecar e o não pecar. Muitas vezes, senão todas, quando deixamos que nossa mente e coração façam a escolha, ela termina no pecado, porém quando deixamos que Deus habite em nós, e escolha por nós, as situações se tornam mais fáceis e sempre chegam ao final aprazível.Mas, infelizmente, em muitas situações, escolhemos o pecado e ele tem seu preço. Quando pecamos estamos indo contra Deus e fortalecendo satanás. Além disso, deixamos que satanás zombe de Deus, pois desmoralizamos o nosso Pai. Mas, graças a sua misericórdia, Deus continua nos amando. Agora nós podemos fazer outra escolha.Temos uma segunda, terceira, quarta... infinitas oportunidades de nos redimir de nossos erros, mas não quer dizer que podemos errar e redimir, errar novamente na mesma área e tornar e nos redimir, pois Deus é justo.Então caso satanás esteja acusando você de ser um grande pecador, viver no erro, tenha certeza que Deus não faz o mesmo contra você; muito pelo contrário, ele sempre estará de braços abertos para receber você de volta sempre que se arrepender dos seus pecados. E devemos nos arrepender e não sentir remorso dos nossos erros, pois quando sentimos somente remorso, logo esquecemos esse erro e voltamos a cometê-lo.Portanto, se você tem errado perante o Senhor, essa é a hora de voltar aos braços do Pai e recomeçar. Arrependa-se e viva a vida em abundância que o Senhor quer dar VOCÊ.

SUPOSIÇÕES QUE DERRUBAM



Não é à toa que a Bíblia alerta para que “aquele, pois, que pensa estar em pé cuide para que não caia” (I Co 10.12). O interessante nesse versículo é vermos que está escrito “aquele que pensa”, e não “aquele que está”, ou seja, incontáveis são às vezes em que supomos erroneamente que estamos firmes ou em um patamar de espiritualidade muito grande, e que nada vai nos abalar. Contudo, são exatamente nesses momentos que podemos cair. Um simples vento pode-se tornar um furacão, podendo nos derrubar ou nos desestabilizar.É muito fácil criticar, falar mal ou até mesmo condenar alguém, quando não estamos passando pela mesma situação. O problema é que cada um de nós peca em uma questão: achamos que nunca acontecerá o mesmo conosco. Esquecemos que somos falhos, passíveis de erros e vulneráveis a ataques. Você já deve ter ouvido aquele ditado “quem tem telhado de vidro não joga pedra no telhado de ninguém”. Como cristãos, devemos sempre observar isso. Já ouvi muitas pessoas dizerem: “Nossa, você viu o que fulano de tal fez? Como pode, né? Isso é um absurdo!”, quando o certo seria orar ou mesmo permanecer calado, pois há momentos que o silêncio é melhor do que uma multidão de palavras, na maioria das vezes de condenação e juízo, e raro de conselho e orientação.Podemos cair nas mínimas coisas como, por exemplo, pela cobiça, pelas nossas carências, pelos ataques impensados de nervosismos, por brigas e discussões que começam “suaves”, mas depois terminam atrás das grades. Precisamos avaliar o certo e errado. Mas isso não nos dá o direito de atirar pedras em ninguém. Algo que sempre devemos lembrar, e que evitará julgamentos precipitados, é que somos feitos do mesmo barro, sujeitos às mesmas rachaduras, manchas, defeitos de fabricação, lodos e sujeiras. Precisamos perceber os frágeis telhados de vidros sobre nós. Por isso ‘vale a pena ouvir de novo’: “Aquele que está de pé, cuide para que não caia.”


CUIDADO! VIGIAI.

A LEITURA BÍBLICA E O JOVEM CRISTÃO

Geralmente quando se fala em leitura, a principal reação de alguns jovens cristãos é a de desgosto. Isto mesmo, muitos jovens não possuem o indispensável hábito da leitura Bíblica, e o pior é que boa parte deles, não demonstram nem um pouco de ressentimento quanto a esta falta. Muitos alegam preguiça, ou falta de tempo, porém, nenhuma destas desculpas puderam, podem, e poderão atrapalhar um dia alguém de ler.'A única maneira de um jovem aprender, e viver a Palavra de Deus é estudando-a. O salmo de número 119, no verso 9 nos traz uma pergunta; veja a indagação do salmista: "Com que purificará o jovem o seu caminho?" Lendo apenas esta parcela do verso, podemos concluir que o habilidoso compositor possuí alguma dúvida a respeito de como o jovem poderá se guardar ante aos perigos desta vida – a palavra caminho, trata-se de sua peregrinação nesta terra, ou seja, a sua vida. Porém, continuando a leitura, vamos observar que o mesmo, não possui nenhuma dúvida sequer a respeito desta situação. Pelo contrário, ele na continuação se mostra determinado e confiante em sua afirmação. Ele escreve: "Observando-o conforme a tua palavra".Jovem, a única maneira de vencermos o maligno é estudando a Palavra do Senhor. O próprio Senhor Jesus utilizou da Palavra para vencer as tentações (Mt. 4. 1 ao 11). Os jovens a quem o apóstolo João escreveu, eram fortes e tinham vencido o maligno, porque os mesmos guardavam a Palavra de Deus (I Jo. 2. 14). Timóteo foi muito útil e um jovem exemplar, pois ele guardava desde criança as Sagradas Escrituras (II Tm. 3. 15). É importante frisar que Timóteo dava bom testemunho de vida a todos os irmãos de Listra e Icônio (At. 16. 3), nos revelando que realmente Timóteo era um estudante da Palavra do Senhor. Pois, não existe bom testemunho, sem o estudo da Palavra de Deus, pois é ela que nos fornece uma conduta exemplar de vida (Sl. 119. 11; 119. 67; 119. 101; 119. 133). Sem dúvida nenhuma Timóteo era um leitor nato!A leitura Bíblica é algo imprescindível para as nossas vidas. Porém, mais imprescindível que a leitura, é o viver a Palavra de Deus, ou seja, colocar em prática aquilo que você leu a aprendeu. Esdras primeiro estudou a Palavra, depois a praticou, e somente mais tarde a ensinou ao povo (Ed. 7. 10). Paulo exortou a Timóteo a cuidar não somente da leitura da Palavra de Deus, mas também de vivenciá-la em sua vida (I Tm. 4. 16). Agora eu lhe pergunto: "Como viver algo que não se aprendeu?" "Como praticar algo que não foi estudado?". Por isto, a leitura Bíblica é de extrema importância para as nossas vidas. É ela que nos revela os caminhos da verdade (Sl. 119. 105).Jovem! Você tem separado um tempo do seu dia para meditar na Palavra do Senhor? Se sua resposta foi sim, lhe faço outra pergunta: Você tem colocado em prática aquilo que você tem estudado na Bíblia?Que o Senhor nos conceda a Sua infinita misericórdia, para que possamos viver e ensinar o que Ele tem nos confiado, a saber, a Sua poderosa Palavra (Jr. 23. 29).

PORQUE EU EXISTO?


Eclesiastes 1.16-18Com certeza muitos de nós já paramos para pensar na finalidade da vida. Entretanto, ainda que você nunca tenha analisado esse assunto como filósofo, vivemos de acordo com certas formas de pensamento e nossas atitudes revelam qual é a filosofia que seguimos. Sendo assim, nossas atitudes mostram qual é o nosso pensamento sobre a finalidade da vida.Por exemplo, se alguém concentra todos os seus esforços nos estudos e tem a meta de alcançar graus cada vez maiores dentro da academia, então a sua filosofia diz que o estudo é a finalidade da sua vida. O mesmo podemos dizer sobre pessoas que se dedicam dessa forma ao trabalho, ao prazer ou às riquezas. Ainda que essas pessoas digam que a finalidade de suas vidas é “conhecer a Deus e se alegrar dEle”, são as suas atitudes que vão revelar se essa finalidade é verdadeira.Essas são as perguntas que o livro de Eclesiastes busca responder. E ele as responde não teoricamente, mas a partir de experiências. Em cada etapa da vida, ele busca viver de uma maneira e tenta se concentrar em um aspecto da vida, verificando se aquele deve ser o seu objetivo último ou se aquela maneira de viver irá lhe trazer algum proveito ou vantagem.Eclesiastes 1.16-18 – ele estabelece como finalidade da vida a busca pelo conhecimento, e busca saber o que é a sabedoria, o que é a loucura e o que é a estultícia.- Sabedoria (acadêmica): saber muitas coisas sobre tudo o que existe: guerra, paz, política, economia, agricultura, veículos, armas, medicina;- Loucura: o agir daquele que está internado em clínicas psiquiátricas, comportamentos anormais;- Estultícia: imprudência, inconseqüência em ações, egoísmo, escassez moral e espiritual.Ao final, ele reconhece que a busca pelo conhecimento não traz proveito. Antes, se alguém tem como finalidade da vida o conhecimento, esse corre atrás do vento, vivendo uma vida fútil e totalmente nula.Eclasiastes 2.1-10 – ele estabelece como finalidade da vida a busca pelo prazer, e decidiu não se negar de coisa alguma que os seus olhos desejassem. Ele se entregou ao vinho (v.3) como fonte de prazer, além de bebidas, drogas e tudo o mais que pode afetar o sistema nervoso. Ele se entregou ainda ao trabalho (vv.4-6), à busca por riquezas (vv.7-8a) e à satisfação dos sentidos (vv.8b) como fontes de prazer. No entanto, no versículo 11 ele conclui que a busca pelo prazer é perda de tempo, é coisa fútil e absurda.Se alguém dedicar a sua vida para encontrar essas coisas vai encontrar uma vida vazia, e que no final vai levar somente ao desespero. Nada disso consegue trazer sustentação ou esperança à vida.No decorrer do livro de Eclesiastes o autor reflete sobre o aprendizado com as experiências, compartilhando conosco conclusões imediatas ao tempo de reflexão. Ao final, ele diz:Eclesiastes 12.1 – “Lembra-te do teu Criador nos dias da tua mocidade, antes que venham os maus dias, e cheguem os anos em que dirás: Não tenho prazer neles”.Lembrar significa não apenas uma ação mental, mas também implica em agir em concordância com o pensamento. A finalidade da vida é, portanto, pensar em Deus, estabelecê-lo como o alvo da vida e agir para alcançar esse alvo. Enquanto todas as demais buscas resultam em nada, essa busca prepara a pessoa para encontrar-se definitivamente com Deus (Ec 12.7,14).

quinta-feira, 2 de julho de 2009

SENDO UM JOVEM QUE FAZ A DIFERENÇA

Paulo escrevendo a Timóteo aconselha: “Ninguém despreze a tua mocidade; pelo contrário, torna-te padrão dos fiéis, na palavra, no procedimento, no amor, na fé, na pureza” (I Tm. 4.12).Timóteo estava passando uma grande dificuldade em sua congregação. Resumidamente, alguns membros de sua igreja estavam desprezando a sua posição eclesiástica – como pastor – pelo fato dele ainda ser muito jovem para poder exercer um cargo de tão grande influência. Com isto, Timóteo estava sentindo-se triste e desanimado. Foi quando Paulo inspirado por Deus escreveu tal versículo.Muitos jovens cristãos estão passando pela mesma dificuldade de Timóteo, a saber: o desprezo. Muitos já não acreditam nos jovens, pois a juventude tornou-se sinônimo de provação, incomodo, bagunça etc. Isto mesmo, alguns ex-líderes de mocidade, constantemente afirmam que durante o seu período à frente do departamento dos jovens, fora um período de muitas lutas. Trata-se de uma visão triste, porém realista. O que acontece é que muitos jovens ainda não despertaram para a vontade do Senhor e ainda não entenderam o verdadeiro valor do evangelho em suas vidas. Para tais jovens, o apóstolo Paulo traz outro conselho; “Pelo que diz: desperta, ó tu que dormes, levanta-te de entre os mortos, e Cristo te iluminará” (Gl. 5.14).Mas graças ao Senhor Jesus, que ainda existem jovens que desejam fazer a diferença em meio a esta sociedade corrompida (I Jo. 5.19). Há aqueles que anseiam em ser a luz do mundo e o sal desta terra, assim como Timóteo fora em sua época. Para tais, o conselho de Paulo, ou melhor dizendo, o conselho de Deus para Timóteo será de muita valia. Pois, muitos jovens desejam tornar-se exemplo em meio aos fiéis, e isto é completamente possível como diz as escrituras: “torna-te padrão dos fiéis”.Para o jovem Timóteo torna-se exemplo dos fiéis, era necessário ele vigiar e aprimorar-se em alguns aspectos de sua conduta cristã. Da mesma maneira devemos nós, vigiar e consequentemente aprimorarmos a nossa conduta. Veremos neste artigo, o primeiro destes aspectos relacionados por Paulo a Timóteo.Timóteo deveria ser exemplo dos fiéis:1) Na “ Palavra”:A primeira vista, imaginamos que se trata acerca da Palavra de Deus a Bíblia Sagrada. Porém, devemos entender esta “palavra” não como as Sagradas Escrituras comumente nos transmite – como sendo a Bíblia (ex. II Tm. 2.15). Mas devemos entende-la no sentido de conversações ou diálogo. Timóteo deveria ter cuidado com as suas conversas, pois ele era agora um exemplo, ele seria um espelho para os outros cristãos. Nos nossos dias, Timóteo não deveria utilizar de gírias em suas conversações (ex. Pode crê; saco?; Tô ligado! Etc). Todos deveriam ver a sua idoneidade cristã, no seu falar. O apóstolo Paulo por várias vezes aconselhou os cristãos a não possuírem um linguajar mundano. Ele aconselha: “Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, e sim unicamente a que for boa para edificação, conforme a necessidade, e, assim, transmita graça aos que ouvem” (Ef. 4.29 – Grifo meu), e “Mas a impudicícia e toda sorte de impurezas ou cobiça nem sequer se nomeiem entre vós, como convém a santos; nem conversação torpe, nem palavras vãs ou chocarrices, coisas essas inconvenientes; antes, pelo contrário, ações de graças” (Ef. 5.3,4 – Grifo meu). Infelizmente, alguns jovens não dão a mínima importância para este tipo de conselho, pois pensam que isto é coisa do passado – os tempos mudaram - e que o Senhor não se importa. Porém, até mesmo as empresas cobram este tipo de conduta de seus funcionários. Qual o funcionário que chega diante de seu chefe e diz: “Pó chefe, eu tô ligado neste trampo ai. Falo?”. Todas as empresas programam um padrão para os seus funcionários. Para que isto? Para que todos possam ter aquela empresa como um exemplo dentre as várias outras.Desta forma deve ser o jovem cristão no seu dialogar. Deve ele ser um exemplo para que todos possam perceber Cristo até mesmo no seu falar. Isto faz parte do testemunho de vida de um cristão.

O JOVEM NO PLANO DE DEUS

"O ladrão não vem se não a roubar, a matar, e a destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância" (João 10. 10).O plano cósmico de Deus é fazer o jovem participar de seu propósito na terra, enquanto a intenção magna de Satanás é roubar esta visão dele. O inimigo sabe que, se conseguir fazer isso, estará destruindo toda uma vida.Não existe nada mais triste do que um jovem sem visão, sem sua identidade marcada pelo Senhor.Creio que a questão não é se o Senhor quer ou não marcar a vida de alguém, mas se aquela pessoa está disponível para ser marcada. Vivemos em dias de acontecimentos críticos e grandes movimentos, que envolvem o jovem de tal maneira que aquele tempo que deveria ser do Senhor já foi ocupado. Sua vida está cheia de tarefas e o Senhor fica para os "finais de semana".Estar disponível é um estado de prontidão de 24 horas. Não importa qual a quantidade de tarefas que o jovem exerça, seu coração pode estar clamando e ardendo por algo maior. Apesar de tudo que faz, ele sabe que a satisfação maior está em fazer a vontade do Pai.José no Plano de DeusEm Gênesis 37.2–11, temos o relato de um jovem que tinha temor de Deus e, de alguma maneira, estava buscando algo que seus irmãos não entenderam. Apesar de tudo que seu pai e seu avô haviam passado e ensinado para seus filhos e netos, o coração deles estava voltado para outras coisas.José não entendia quase nada sobre as coisas que Deus começava a lhe mostrar; só sabia de uma coisa – ele queria mais. Chegou ao ponto de seu pai repreendê-lo por causa de seus sonhos, mas o próprio Jacó percebeu que havia algo de diferente no comportamento de José e nas coisas que ele falava, por isso resolveu guardar tudo aquilo em seu coração.José não conseguia consentir com os erros de seus irmãos, pois estava buscando outros valores. Já começava a viver em prol de uma causa, não falava em outra coisa e seus irmãos não o suportavam mais. Tudo isto ele fazia, sem ter ainda uma clareza do seu chamado. Só havia para ele uma certeza: tinha um chamado para algo diferente, havia um grande desafio à sua frente.Mesmo depois de ser vendido e de ter provado o mais alto grau de rejeição, seu coração continuava voltado para o Senhor. A visão que tomava conta do coração de José era maior que os acontecimentos à sua volta. Seus olhos estavam fixos no alvo, na esperança de que Deus tinha algo reservado para sua vida; com isso, prosperava diante do Senhor (Gn 39. 2). Apesar de não receber salário ou qualquer tipo de ajuda financeira, ele prosperava em conhecer mais ao Senhor e sua vida estava cheia de propósitos e desafios... Ele sentia que Deus estava trabalhando em sua vida e que aquelas coisas não estavam acontecendo só por despeito de seus irmãos.As provações e as lutas fazem parte do processo de amadurecimento das nossas vidas. Ensinam-nos a confiar em Deus, sem nos guiarmos pelas circunstâncias. Todas as circunstâncias na vida de José eram contrárias, para que ele aprendesse a seguir firme, apesar delas, com o propósito de fazer a vontade de Deus.Hoje também, as circunstâncias serão contrárias a qualquer jovem que quiser obedecer a Deus e seguir o seu chamamento. Não é porque você foi chamado por Deus para realizar um propósito específico, que estará livre de perseguições e provações.Fuja da Mulher de PotifarGênesis 39 não trata apenas de como José fugiu da mulher de Potifar, mas do imenso amor que José sentia da parte do Senhor (veja versículo 21).Fugir da mulher de Potifar é fugir justamente daquilo que vai colocá-lo fora, ou afastá-lo do plano de Deus. José estava na flor de sua juventude, no seu vigor físico, pronto para cair em pecado, de acordo com Satanás. Este pretendia levá-lo à prostituição e aproveitar-se do fato dele ser um jovem longe de casa. Mas José, embora, de fato, estivesse longe de casa, não estava longe de Deus.Não pense que Satanás atue somente em situações onde o pecado é explícito. Nestes últimos dias, a especialidade satânica tem sido usar situações que aparentemente não são pecados, fazendo com que milhares de jovens fiquem apáticos à voz do Espírito.Lucas 14.16–24 trata da parábola da grande ceia, onde os convidados, por estarem ocupados com outras coisas, se excluíram daquela ceia. É pecado comprar um campo? É pecado comprar juntas de boi? É pecado casar-se? Depende da hora. Se alguém faz estas coisas numa hora em que o Senhor tinha planejado algo diferente para sua vida, estará pecando, como no caso das dez virgens.É pecado dormir? Se a hora é de vigiar, então não podemos dormir, pois há o que fazer. As lâmpadas precisavam ser alimentadas e não podia faltar azeite, para que a luz não se apagasse. Este tem sido o grande problema na maioria dos casos: ao invés de trabalhar para que não lhe falte azeite, o jovem está ocupado com outras coisas. Por dentro (no coração e na mente) e por fora (nas suas atividades), está totalmente ocupado.Para estarmos disponíveis para o Senhor, devemos aprender a fugir da mulher de Potifar, dos embaraços e do pecado que tão de perto nos rodeiam (Hb 12.1), a fim de corrermos a carreira que nos está proposta.Marcados, Mas Também PreparadosEstar na cadeia, para José, não foi uma ocasião de angústia e revolta – foi uma oportunidade de grande aprendizado, de crescer nos dons espirituais, nas habilidades de governo (que já começara a aprender na casa de Potifar).Da mesma maneira como José foi para a cadeia, Moisés foi para o deserto, Paulo foi para a Arábia (Gl 1.18), onde ficou três anos, Davi esperou 15 anos para começar a reinar e Samuel teve um período de treinamento na casa do Senhor. Vemos, assim, que o Senhor não apenas marca aqueles que chama, mas também os prepara.Estes jovens foram marcados por uma visão, por um desafio, no início de sua juventude, logo que saíram da fase da infância. Era um tempo para aprender a discernir, ouvir e atender nas pequeninas coisas. O Senhor levou cada um por um processo de amadurecimento. Passaram por momentos onde, muitas vezes, não eram compreendidos, aceitos ou ouvidos. Existem momentos que não são para se falar, apenas para se ouvir.Moisés não aceitou ser chamado filho da filha de Faraó, pois sabia de seu chamado. Sua vida estava marcada para um propósito específico e nada poderia manchar aquele propósito, nem ofuscar o desafio de seu chamamento.A renúncia é fundamental para se prosseguir no propósito de Deus. Muitas situações lhe serão apresentadas a fim de desviá-lo do propósito de Deus. Se Moisés aceitasse ser chamado filho da filha de Faraó, ele passaria a ter muito mais respeito e proeminência diante dos egípcios, mas não diante de Deus. Sua identidade seria ofuscada ao invés de ressaltada. Ele pertencia a outro povo, nascera para servir ao Deus de Israel.Deus está à procura de jovens que estejam dispostos a servi-lo, que não temam a cadeia, nem o deserto e nem mesmo a guerra, crendo que, acima de tudo, o Senhor nunca os deixará. À medida que confiamos no Senhor, a visão se torna mais clara, independente do tempo ou época em que ela irá se cumprir. Importa realmente que fomos marcados para o propósito de Deus e estamos à sua disposição.Esperar o Tempo CertoEmbora pareça antagônico, quando identificamos a marca do Senhor em nossas vidas, enfrentamos duas realidades. Ao mesmo tempo em que sentimos que não podemos perder tempo, pela urgência da missão, teremos de aprender a esperar pelo tempo (kairós) de Deus. Saul não soube esperar e se precipitou, sendo por isto cortado. Os filhos de Arão não estavam prontos para entrar no santuário e foram fulminados (Nm 10.1). Habacuque estava ansioso para ver as coisas acontecendo, chorava e inquiria de Deus sobre o tempo (kairós) e acabou recebendo uma revelação sobre confiança em Deus."Eu vos escrevi, jovens, porque sois fortes, e a palavra de Deus está em vós, e já vencestes o maligno" (1 Jo 2.14). Um jovem cheio da palavra de Deus pode vencer o maligno. Uma geração cheia da palavra de Deus pode trazer Jesus de volta.Um jovem que correspondeu a Deus conseguiu salvar toda uma nação da extinção pela fome (José). Um jovem que renunciou ao melhor da família real fez toda uma nação voltar para o propósito de Deus (Moisés). Um jovem que decidiu confiar no Senhor e depositar nele toda sua segurança levantou um reino, do qual todos têm saudade até os dias de hoje (Davi). Um jovem que renunciou toda sua reputação e formação, considerando tudo como esterco, fez com que o evangelho alcançasse os gentios (Paulo).Todos estes e outros tiveram que aprender sobre o tempo de Deus (kairós). O nosso tempo (chronos), que está baseado em hora, dia, mês e ano, foi criado pelo homem e destoa do tempo de Deus. Deus tem uma forma diferente de contar o tempo. Cada um precisa aprender a confiar no tempo de Deus, o que significa esperar na sua vontade e deixar que ele faça as coisas acontecerem da sua própria maneira, como e quando ele quer. Cada um daqueles jovens precisou aguardar.Olhando para a história de cada um, vamos observar que quando eles começaram a agir na hora de Deus, já eram homens, deixaram de ser meninos. A questão não é a idade biológica, é estar no tempo de Deus.O Espírito do Senhor tem se levantado nestes dias e está tocando milhares de jovens em todo o mundo. Ele está preparando a geração de Josué e Calebe para entrar na Terra Prometida. A Terra Prometida para o povo de Deus, chamado igreja, é o Senhor Jesus – e entrar nesta Terra será o maior acontecimento da história da humanidade. Deus levantará uma geração de jovens cheios da palavra, jovens com um espírito renovado para limpar os ares, para que Jesus possa voltar. Pessoas que não vão temer a renúncia, a rejeição, a prisão ou o deserto, mas terão em seus corações um único alvo, o Senhor.O inimigo tentou matar Jesus antes do tempo, quando Herodes mandou matar todas as crianças da sua geração, que tivessem mais ou menos a idade que os magos lhe falaram. O inimigo tentou matar Moisés, quando o rei do Egito mandou matar os meninos nascidos das hebréias.E VOCÊ? Está vivo porque o Senhor quis! Ele permitiu que você sobrevivesse para cumprir o propósito dele na terra. Não perca tempo.

COMO TOMAR POSIÇÃO SOZINHO

O Servo de Deus, e em especial o jovem cristão, precisa saber viver em qualquer lugar ou ambiente, e dar testemunho eloquente da sua fé em Jesus Cristo, mesmo que esteja sozinho, longe do pastor, dos pais ou dos irmãos em Cristo.Muitos, mesmo tendo nascido num lar cristão, só conseguem manter-se firmes, enquanto são crianças, levadas à Igreja pelos pais.Quando se tornam adolescentes, já começam a se sentir inseguros e chegam a desviar-se, quando se tornam jovens.É preciso saber conduzir-se em qualquer lugar, diante de quem quer que seja, sem envergonhar-se do maravilhoso nome de JESUS.Meditaremos em alguns aspectos que precisam ser considerados nesse assunto.1. TOMAR POSIÇÃO NA IDENTIFICAÇÃO COM CRISTO1.1. Como Salvo- Nascido de novo (Jo 3.33-5);- Regenerado: nova maneira de viver (2 Co 5.17);- Nova maneira de pensar (Rm 12.2);- Posição de salvo. Daniel e seus companheiros, no meio de muitos estranhos, num palácio real, não negou sua fé nem a seu Deus.1.2. Como Discípulo- Discípulo é aquele que segue a alguém. Somos discípulos de Jesus.- O discípulo de Jesus tem características especiais. (Jo 13.34,35);- O amor é a marca principal do cristão: amar a Deus, ao próximo e ATÉ aos inimigos (Mt 5.44-45).- Tomar posição como discípulo.1.3. Como Servo- Servo é aquele que está disposto a servir;- É a posição mais difícil na vida do cristão. Muitos só querem mandar, ser senhores;- "Eu, um servo?" (Um livro recomendado);- Jesus, Senhor e Mestre, deu-nos o exemplo (Mt 20.25-28; Jo 13.4-8; 12-15).- É necessário tomar a posição de servo.2. TOMAR POSIÇÃO NO TESTEMUNHO2.1. Como Luz do Mundo- É testemunho a ser visto pelos homens (Mt 5.14-16);- É o testemunho em posição elevada (No velador e não debaixo da cama);- Nós temos a luz da vida (Jo 8.12);2.1.1. Falando de Cristo- Sempre que tiver oportunidade (At 4.18-20);- Falar a tempo e fora de tempo (Com sabedoria);- É preciso ter sabedoria no falar:. Não lançar pérolas aos porcos (Mt 7.6);. Não perder tempo com o herege (Tt 3.10);- Preparado para responder com mansidão (1 Pe 3.l5);- Há cristãos que não gostam de falar de Cristo. Têm vergonha ( Lc 9.26);2.1.2. O Testemunho na Escola- A escola é um desafio ao testemunho, à tomada de posição: PROFESSORES, COLEGAS, MATERIALISMO, DROGAS, LIBERTINAGEM, RELATIVISMO, ETC);- Como se conduzir na escola:. Orar antes de sair de casa;. Ser um leitor da Bíblia;. Não se ocultar como crente;. Não se irritar quando for criticado;. Ser bom aluno;. Pesquisar e ler bons livros evangélicos;2.1.3. O Testemunho no Trabalho- Um desafio tão grande quanto o da escola;- É importante saber conduzir-se como na escola: orar antes de ir para o trabalho, ler a Bíblia, Não se ocultar como crente, não se irritar quando for criticado,- Especificamente, o cristão deve ter os seguintes cuidados no trabalho:. Ser pontual e assíduo;. Ser eficiente;. Ter a presença de Deus. Ver o exemplo de José: "O Senhor era com ele" (Gn 39.4-4). Ter cuidado com "AS ARMADILHAS DO AMBIENTE": Grande parte das horas do dia passamos no trabalho. Aí, podem surgir tentações, "convites", assédios, sexo, dinheiro, ameaças de perda do emprego, etc.. José foi assediado por uma mulher ímpia no trabalho, na casa de Potifar. ( Extraído do livro A FAMILIA CRISTÃ NOS DIAS ATUAIS).2.1.4. O Testemunho no Namoro ou Noivado- Só namorar uma pessoa crente (2 Co 6.14);- Respeitar o "terreno dos solteiros".- Lembrar que nosso corpo é templo do Espírito Santo ( 1 Co 6.19-20)- Fugir dos desejos da Mocidade (2 Tm 2.22);- Convidar Cristo para estar presente no namoro ou noivado.2.1.5. O Testemunho com a vida- Como Sal da Terra- É o testemunho silencioso: não se vê, mas se sente (Mt 5.13);- O sal preserva, conserva e dá sabor : Não ser de mais nem de menos;- Sal de mais: fanatismo; sal de menos: frieza, pecado, sem sabor;- O fruto do Espírito: Temperança (vem de tempero): em tudo; no orar, estudar, jejuar, etc).- "Assim falai e assim procedei"(Tg 2.12);- Não devemos ser como os fariseus hipócritas;- Grandes pregadores arruinaram seus ministérios porque não pregaram com a vida: só com palavras!3. OBSTÁCULOS À TOMADA DE POSIÇÃO3.1. Receio da opinião dos outros- O receio arma laços (Pv 29.25);- A pessoa fica presa. Não toma posição;- Não devemos agradar a homens quando precisamos tomar posição como crentes ( Gl 1.10).3.2. Inveja secreta do ímpio- Prejudica a tomada de posição;- É preciso avaliar a situação do ímpio (Sl 9.17);- DAVI quase se desviou (Sl 73. 17-20);- MOISÉS preferiu sofrer a pecar (Hb 11.23-29).3.3. Receio de perder amigos- JESUS disse: "Quem não é comigo é contra mim" (Mt 12.30);- Quem são os amigos de Jesus (Jo 15.14);- Quem são os amigos do mundo (Tg 4.4; 1 Jo 2.15-17);- Quem são os companheiros do crente ( Sl 119.63);- É interessante ter amigos, mas comunhão só com os servos de Deus ( Rm 12.18);- O MELHOR AMIGO É JESUS! Devemos tomar posição ao lado dEle.4. COMO TOMAR POSIÇÃO SOZINHO ACERTADAMENTE4.1. Fazer tudo para a glória de Deus (1 Co 10.31);4.2. Fazer tudo em nome de Jesus, dando graças a Deus ( Cl 3.17);4.3. Fazer de todo o coração, como ao Senhor (Cl 3.23);4.4. Fazer o que é lícito e conveniente diante de Deus ( 1 Co 10.23);4.5. Não dar escândalo ao mais fraco ( 1 Co 8.9-13);4.6. Não fazer em caso de dúvida (Rm 14.23);4.7. Lembrar que vamos dar contas a Deus de todas nossas obras (Rm 14.11,12; Ec 11.9).4.8. Evitar a aparência do mal ( 1 Ts 5.22).

HOUVE MUDANÇAS OU TUDO CONTINUA IGUAL?

"Pelo que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo" (2 Cor. 5:17).Um rapaz, que nunca se importou muito com pregações, foi à igreja certa noite para ouvir um evangelista. O jovem sentou-se ao lado de um diácono que ficou muito feliz ao vê-lo. O pregador ainda não havia terminado seu sermão quando o jovem se levantou e se preparou para sair. O diácono falou-lhe baixinho: "Para onde vocÊ vai? O pregador ainda não terminou". "Eu preciso cortar o meu cabelo", respondeu o moço. "Por que você não o cortou antes de vir para a igreja?" perguntou o diácono. "Porque eu não precisava cortá-lo antes de vir" disse o jovem.Que efeito tem produzido a palavra de Deus em nossas vidas?Até que ponto estamos aprendendo a tirar proveito dos ensinos do Senhor? Que mudança tem sido operada em nossos corações pela ação do Espírito Santo? Quando vamos à igreja, o fazemos apenas para encontrar os amigos, para cantar durante o momento de louvor ou, além disso, para buscar a vontade de Deus para nossas vidas?Deus tem me falado durante as mensagens e, certamente, o mesmo tem acontecido com você. Ele nos ensina a viver de modo digno, a amar nossos irmãos e até nossos inimigos, a servir ao próximo e não apenas a nós mesmos, a renunciar à vaidade que tanto corrompe nossas almas, a crer quando tudo parece perdido, a ser luz em meio à escuridão, a elogiar quando todos nos criticam, a sorrir quando estamos vivendo períodos de aflição, a viver abundantemente quando os fracassos nos rodeiam.A verdadeira conversão produz transformação. O velho homem não se conforma em continuar produzindo os frutos da velha vida, deseja algo novo, deseja mudar, deseja renovar suas esperanças, deseja encontrar-se no novo caminho, deseja deixar de ser perdido para ser salvo, deseja renunciar à morte para viver a vida eterna.A Palavra de Deus proporcionou mudanças em você ou nada de novo aconteceu?

MARCAS DE UMA VIDA CRISTÃ

Hoje em dia é comum as pessoas quererem exibir a sua marca. Ora pela moda que ditam ou seguem; ora pelo jeito de falar, de andar ...Há aqueles que se fazem notar através do tipo de carro. Há ainda os que sinalizam o que são pelo tipo de lugares que freqüentam. Enfim, cada um a seu modo, todos querem deixar a sua marca, o seu sinal. E nós, cristãos? Como ficamos? Devemos também nos preocupar em exibirmos uma marca pessoal? Devemos estar empenhados em sermos marcantes, socialmente falando?A resposta é sim e não. Como? É simples: se "deixar a marca" é algo estritamente aparente, ligado ao status e à moda, a resposta é não. Não devemos nos preocupar com isso. Entretanto, se "deixar marca" é algo profundo, de dentro para fora, a resposta é sim. Devemos nos fazer lembrar.E você pode estar se indagando: como exibir uma marca socialmente aceita sem se preocupar com moda, status ou coisa parecida? Mais uma vez, a resposta é simples: trazendo no corpo não tatuagens, pingentes ou roupas da "última moda", mas sim trazendo neste corpo as marcas de uma vida entregue a Deus.Que marcas seriam essas? Vamos lá:Semblante formoso - "José era formoso de porte e de semblante", Gn 39.6. Isso nos mostra que apenas uma boa aparência física, uma bela plástica, músculos bem torneados e pele bem cuidada, não garantem a formosura de semblante, a qual não é uma beleza superficial... O que aprendemos com isso? Aquele que teme e anda nos caminhos do Senhor, tem seu semblante "marcado" no sentido de que não é feio ou comum: é especial.Fé - A fé é algo que contagia, que influencia e encoraja os que estão a nossa volta. A Bíblia diz que "sem fé é impossível agradar a Deus". Quando damos um passo de fé, tem sempre alguém para nos observar, para desejar que dê certo (ainda que não o verbalize) ... Esta é uma marca importantíssima nos dias de hoje, onde as pessoas estão sendo dominadas por uma onda de pessimismo e lamento ...Testemunho salvífico - Certa vez, ouvi um testemunho de um homem que, antes de aceitar Jesus e tornar-se "nova criatura", fora marginal. Este irmão fez uma observação interessante: "quem me viu bandido, armado e drogado, hoje me vê diferente, sem vícios e pregando o Evangelho". Que marca maravilhosa, que testemunho incrível! Aquelas pessoas que nos viram com um comportamento errado e mundano nos verem como servos de Deus, mensageiros da Palavra do Senhor, como novas criaturas! Mas, o que houve? Mudamos nossos hábitos, atendemos ao Espírito Santo de Deus ... Na prática, o que ocorreu foi sepultamento do "velho homem" e o aparecimento da "nova criatura".Amizade - A amizade é tão importante e a Bíblia acrescenta que "há amigo mais chegado do que um irmão", Provérbios 17.24. Esta tem sido uma marca na nossa vida? Temos oferecido a nossa amizade, o nosso "ombro", o nosso ouvido? Há ocasiões em que apenas um ombro amigo e um bom ouvido são mais importantes do que qualquer palavra. Talvez, na prática, o significado de uma "marca" chamada amizade seja dois ouvidos bem abertos e uma boca bem fechada; afinal de contas, quando estamos dispostos a agir com amizade, ouvimos mais do que falamos e, o que é mais importante, não contamos para ninguém!Amor - "Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos, se tiverdes amor uns aos outros", João 13.35. No mundo de hoje, parece que as pessoas estão sempre com pressa e despreocupadas com o seu próximo. E isso tem levado o mundo ao estresse, à amargura e até ao egoísmo. Mas nós, precisamos amar o nosso próximo, nos preocuparmos com ele e entender que, quando lhe dedicamos um tempo, não perdemos tempo - muito pelo contrário - ganhamos. Precisamos entender que devemos amar o nosso próximo como a nós mesmos. Afinal, "o amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; ( ... ) não busca os seus próprios interesses", 1 Coríntios 13.4-5.Vale lembrar do episódio em que Pedro, ao negar Jesus, fingindo não conhecê-lo, ouviu: "Tu também és um deles, porque a tua fala te denuncia", Mateus 26.73. Quando o nosso falar e o nosso agir denunciam que conhecemos e seguimos a Jesus, verdadeiramente estamos trazendo em nós as marcas de Cristo na nossa vida ...

12 QUALIDADES NA VIDA DE UM JOVEM

Neste artigo compartilhamos 12 qualidades necessárias na vida de um Jovem Líder.Todo jovem que deseja fazer a obra de Deus deverá buscar estas qualidades em oração até que cada uma delas sejam geradas pelo Espírito Santo no seu interior. Tornando-se assim, uma realidade em sua vida.Uma observação se faz importante aqui: O Espírito Santo trará uma profunda crise, até que estas qualidades sejam geradas no interior de cada jovem, que ardentemente desejar estas qualidades impressas em seu interior, em seu caráter.1º - O Jovem Líder deve ser: TransparenteNada melhor do que nos relacionarmos com jovens transparentes. Esta é a marca de alguém que tem vencido o orgulho e a necessidade de ser aceito. Jovens transparentes, são jovens livres; mais ainda, refletem segurança nos relacionamentos.2º - O Jovem Líder deve ser: EnsinávelJovens arrogantes e sabichões nunca aprendem nada. Se existe algo que nós jovens devemos aprender nestes dias, é a capacidade de sermos ensináveis. Disponibilidade para inclinar os ouvidos e o coração para ser ensinado, é um bom sinal.3º - O Jovem Líder deve ser: SubmissoUma das estratégias de Satanás na vida do jovem é fazê-lo rebelde e insubmisso. Submissão não é prisão, é liberdade. Submissão é uma dos segredos de uma vida longa, próspera e cheia de frutos. Jovens submissos às autoridades são jovens prevalecentes.4º - O Jovem Líder deve ser: TratávelÉ difícil conviver com alguém duro, resistente e cheio de razão. Jovens intratáveis nunca erram, estão sempre com a razão, justificam-se sempre e finalmente, nunca terão o caráter transformado. Afinal, são intratáveis. Aqueles que têm o coração amolecido por Deus se deixam tratar e se tornam grandes líderes na casa de Deus.5º - O Jovem Líder deve ser: HumildeQualidade marcante de quem possui uma vida rendida diante do Senhor Jesus. Para estes não há lugar para o orgulho ou a soberba. Só há lugar para um coração despojado, entregue, rasgado diante do altar de Deus. Jovens com um coração humilde expressam a vida de Jesus.6º - O Jovem Líder deve ser: MansoJesus disse que devemos aprender d'Ele, que é manso e humilde de coração, pois só assim encontraremos descanso para nossas almas. A humildade e a mansidão nos fazem ser semelhantes a Jesus, e traz descanso a nossa alma.7º - O Jovem Líder deve ser: Cheio do Espírito SantoNão pode ser cheio de si mesmo. Cheio de idéias e conceitos próprios. Deve ser cheio do Espírito. Na Bíblia, um dos símbolos do Espírito Santo é o vinho, símbolo de alegria e de vida. Assim os líderes jovens devem ser reconhecidos: cheios de alegria e cheios de muita vida de Deus - este é o nosso combustível ministerial.8º - O Jovem Líder deve ser: DeterminadoA determinação é um fator predominante na vida daqueles que querem vencer. Determinação é um ato da nossa vontade. Jovens de vontade livre terão mais facilidade para desenvolver esta qualidade.9º - O Jovem Líder deve ser: FervorosoEste é o ingrediente que dá brilho ao ministério do jovem líder. Chega a ser empolgante observar alguns jovens no desenvolver de seu ministério. Há uma diferença entre um líder frio, um morno e outro fervoroso. O frio traz desânimo consigo, o morno não influencia em nada, enquanto que o fervoroso faz toda a diferença.10º - O Jovem Líder deve ser: MotivadoComo é bom ter líderes motivados na igreja, e como é bom estar ao lado deles. Eles nos impulsionam a seguir em frente e vencer. Na verdade, a motivação do líder é responsável por 50% do êxito de seu ministério. Líderes motivados tem o crescimento desobstruído.11º - O Jovem Líder deve ser: DispostoNada mais chato que tratar com pessoas indispostas. Geralmente não produzem nada, e tem a capacidade de influenciar negativamente, com sua indisposição, os que se mostram dispostos. Disposição é uma qualidade importante na liderança.12º - O Jovem Líder deve ser: OusadoE para finalizar, a bendita ousadia que nos conduz onde quer que o Senhor nos conduza. Uma pequena direção dada por Deus no nosso Espírito, nos fará avançar e prosperar naquilo para qual fomos dirigidos, sem qualquer dúvida, questionamento ou sentimento de incapacidade. O jovem líder que desenvolve esta qualidade, avança, prospera e supera suas próprias limitações.Minha sincera oração, é para que o Senhor gere em nosso espírito um desejo e necessidade ardentes por estas qualidades em nossa vida. Amém.