quarta-feira, 31 de março de 2010

NÃO OLHAR PARA TRÁS

"A outro disse Jesus: Segue-me! Ele, porém, respondeu: Permite-me ir primeiro sepultar meu pai. Mas Jesus insistiu: Deixa aos mortos o sepultar os seus próprios mortos. Tu, porém, vai e prega o reino de Deus. Outro lhe disse: Seguir-te-ei,Senhor,mas deixa-me primeiro despedir-me dos de casa.Mas Jesus lhe replicou:Ninguém que ,tendo posto a mão no arado,olha para trás é apto para o reino de Deus.” Lucas 9:59-62
Temos aqui um chamado de Deus a duas pessoas diferentes, mas que lhe responderam de modo semelhante. Enquanto Jesus esperava de cada uma delas um profundo comprometimento, elas, por sua vez, estavam presas demais ás coisas terrenas e valores familiares.
A primeira queria sepultar seu pai, a segunda queria ao menos despedir-se dos seus. Mas Jesus deixa claro que depois de terem se envolvido com ele, essas pessoas não tinham mais a opção de olhar para trás. Se o fizessem, não seriam aptas para o reino de Deus.A verdade é que todos temos dificuldades de abrir mão de determinados valores. Ficamos presos a algumas coisas de nossa vida. Mas quando se trata de seguir ao Senhor, não podemos ter nada que nos prenda.
Quem põe a mão no arado, precisa olhar para frente, focar sua meta. Se olhar para trás não será bem sucedido. Semelhantemente, se queremos servir ao Senhor, a poção de olhar para trás não deve existir. Olhar para trás significa ter saudades do que deixamos, e Deus não admite isso. Jesus também ensinou acerca disso:
“Lembrai-vos da mulher de Ló”. Lucas 17:32
Além der validar o relato do velho testamento sobre o que ocorreu com a mulher de Ló,Jesus está nos dizendo que precisamos aprender com ela. O Velho testamento está cheio de memoriais, monumentos ou episódios que não deveriam ser esquecidos. Não para que o povo de Deus ficasse preso à história, mas para que retivesse as lições que serviriam sempre ao mesmo propósito.
A mulher de Ló
Quando o Senhor tirou Ló e sua família de Sodoma. Advertiu-lhes claramente a que não olhassem para trás (Gênesis 19:17)
Temos uma figura aqui. Sodoma e Gomorra figuram este mundo perdido e devasso que há der ser julgado por Deus. Mas o livramento de Ló e sua família figuram nossa salvação e livramento do juízo e condenação deste mundo. Mas para não ser julgado com este mundo, não adianta sair geograficamente dele. É preciso que o nosso coração também saia de lá.
Ao ordenar que não olhassem para trás, Deus estava dizendo que seria o fim de tudo aquilo, e que o coração deles deveria estar totalmente desprendido.
Mas a mulher de Ló desobedeceu a ordem divina. A concordância de Strong mostra que a palavra hebraica traduzida para olhar “habat” também significa “contemplar, mostrar consideração, prestar atenção” Não fala de ninguém que olhou por curiosidade para ver o tamanho do estrago produzido pelo juízo divino. Fala de alguém que tinha seu coração preso ao que deixou, mostrando com isso consideração pelas coisas que havia abandonado. A mulher de Ló é uma figura do comportamento de muitos crentes de nossos dias, e, por isso deve ser lembrada.
Há muita gente que não consegue se desprender das coisas das quais, Deus os libertou. Aquilo que um dia te prendeu, potencialmente ainda é um perigo. Por isso Paulo advertiu aos gálatas dizendo: “Para a liberdade foi que Cristo nos libertou. Permanecei, pois firmes e não vos submetais, de novo, a jugo de escravidão” Gálatas 5:1.
O apóstolo nos revela que o mesmo jugo de escravidão que nos oprimiu um dia, tentará pesar sobre nossos ombros novamente. Precisamos entender que o fascínio do mundo e os pecados que nos acorrentaram um dia, ainda são um perigo. Se não quebrarmos os vínculos com o passado, podemos nos ver presos de novo. Assim como a mulher de Ló foi roubada de sua vida tornando-se uma estátua de sal, podemos perder a vida de Deus em nós pelo fato de olhar para trás.
É por isso que nossa primeira mensagem deve ser sempre o arrependimento. Esta era a mensagem de Jesus (Mc 1:15).Era a mensagem que ele deu aos apóstolos(Lc. 24:47).É um dos rudimentos da doutrina de Cristo (Hb.6:1,2).Quando mostramos a alguém que ele é um pecador,qual sua condição em conseqüência disto,bem como o preço colhido do pecado,estamos levando-o a uma possível quebra de vínculos como seu passado. Sem profundo arrependimento e dor pelo pecado, o crente pode ter saudades daquilo que deixou e olhar para trás.
No coração voltaram ao Egito
Existem dois tipos distintos de desviados. Há aquele tipo de desviado que vira as costas para Jesus e a igreja e volta para o mundo como em II Tm 4:10. E também há aquele tipo de desviado que se desvia só em seu coração, embora continue fisicamente no caminho. Foi a estes que Estevão se referiu em sua mensagem, quando mencionou a geração de israelitas que saiu do Egito e rejeitou o ministério de Moisés (At 7:38-41)
A frase: ”no seu coração voltaram ao Egito” revela a atitude de olhar para trás e desejar aquilo que foi antes deixado. Eles não voltaram literalmente ao Egito, da mesma forma como muitos crentes não chegam a abandonar a igreja, mas no seu íntimo viviam lá, como muito crente faz, sem se desligar das práticas (ou fantasias) mundanas.
A Bíblia descreve seu comportamento no texto de Nm11:4-6,onde eles sentiam saudades do que tinham no Egito.Tem muito crente assim na igreja.Gente que sente saudades da bebida,das drogas,do sexo ilícito,das festas e de toda a sujeira mundana e do pecado da qual foram libertos por Jesus.Eu acho isso muito,muito curioso.Não se lembram que antes eram escravos,que sofriam,que era um tempo difícil e de perseguição.Conseguem ter saudades apenas do que eles achavam que era bom.Esta atitude interior de saudade do que foi deixado,é olhar para trás como a mulher de Ló olhou.É voltar ao Egito,ainda que não seja de modo literal.
No coração estão voltando para lá. Na verdade, acredito que antes do desvio, que envolve o abandono de tudo, a pessoa começa se desviando em seu coração. Alguém disse que tirar o povo do Egito não é tão difícil como tirar o Egito do povo.
Por isso a experiência de conversão não deve ser banal. A pessoa tem que saber valorizar aquilo que esta abraçando e saber rejeitar para sempre o que foi abandonado. O arrependimento genuíno produzirá este tipo de atitude em nós.
Consciência Espiritual
O senhor Jesus instituiu a ceia da aliança como propósito de nos manter conscientes da sua morte e redenção por nós (I Co 11:24,25) Isto nos faz perceber que devemos alimentar a gratidão e o compromisso através da lembrança do que foi feito por nós.Esquecer-se do que éramos e do que Cristo fez por nós é pura ingratidão.Pedro se refere de forma negativa aqueles que se esqueceram da purificação de seus pecados de outrora:’mas aqueles em quem não há estas coisas,é cego,vendo só o que está perto,porque se tem esquecido da purificação dos seus pecados antigos’.II Pe 1:9
Para olhar para trás é preciso se esquecer do que éramos e do preço que foi pago. Portanto, uma boa forma de nos guardar é manter o nosso coração consciente destes fatos em todo o tempo. Assim, não mais olharemos atrás e nos conservaremos firmes em nossa fé.
Firmeza
Alguns acham que nada devemos fazer por nossa perseverança e firmeza, mas o fato é que as escrituras nos ensinam que devemos intencionalmente fazer mais firme a nossa vocação, evitando assim de tropeçar, ou voltar atrás (II Pe 1:10,11).Somos ordenados pela palavra do Senhor a vigiar e cuidar de nossa própria firmeza.Contudo,muitos crentes vivem como nunca tivessem recebido essa ordem.Transferem o cuidado de si sobre os outros,mas o fato é que isto é responsabilidade pessoal, e de mais ninguém.
Voto de compromisso
Acredito que em nosso coração devemos firmar um compromisso formal com Cristo de não deixá-lo jamais. Ele prometeu que estaria conosco todos os dias (Mt 28:18).Também prometeu não nos abandar (Hb 13:5).
Se Deus prometeu não nos abandonar, porque nós não deveríamos fazer o mesmo?Prometer isso com o coração e também com sua boca,da mesma forma como um cônjuge se compromete com outro:sabendo que é para sempre e que não se pode mais voltar atrás.Imagine uma noiva dizendo ao seu noivo,no dia do casamento,que não poderia garantir se conseguiria ser fiel ou não,que seria melhor não prometer nada para não correr o risco de quebrar a promessa...
Deus está nos chamando a renovar nosso compromisso e aliança com Ele, e firmarmos-nos cada dia mais em nossa fé e andar n’Ele.
E você? Como responderá a Ele?

Palavra retirada da Revista Orvalho
Ano XI – Nº 06 Jan/Fev-2004
Por Luciano Subirá

PURO AMOR!!